sexta-feira, 11 de outubro de 2013



BANCÁRIOS REALIZAM ASSEMBLEIA PARA DECIDIR SOBRE MANUTENÇÃO DA GREVE NO MARANHÃO


O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) realizará uma assembleia geral no fim da tarde desta sexta-feira (11/10) avaliar as propostas que foram apresentadas na noite desta quinta-feira (10/10), pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, em São Paulo. A assembleia será realizada na sede do sindicato, na Rua do Sol, Centro de São Luís.

Após a avaliação, a categoria vai deliberar sobre a manutenção da greve, que entra, nesta sexta-feira, no 23º dia em todo o país, com 80% de adesão no Maranhão.


A expectativa é que nesta sexta-feira as propostas dos bancos estejam nas mãos da categoria para avaliação. Ressaltamos que os bancários só retornam ao trabalho quando conquistarem avanços significativos. Enquanto isso, a greve continua" - esclareceu o presidente do SEEB-MA, José Maria Nascimento.


Em rodada de negociação realizada nesta quinta-feira, em São Paulo, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) apresentou proposta de reajuste de 8% sobre as verbas salariais e de 8,5% sobre o piso dos bancários da rede privada. Pela proposta, o salário inicial passará de R$1.519,00 para R$1.648,12. 

Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), a Fenaban manteve a mesma regra do ano passado. Segundo os banqueiros, o pagamento da primeira parcela da PLR será efetuado dez dias após a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). A segunda será paga até o dia 3 de março de 2014.

Nas cláusulas sociais, os patrões não apresentam avanços e oferecem apenas o Vale Cultura, um dia de abono por ano aos trabalhadores, além de maior agilidade nas respostas sobre conflitos de trabalho e a proibição do envio de mensagens de texto (SMS) para o celular do bancário cobrando o cumprimento de metas.

A Fenaban informou ainda que os ajustes dos salários deverão ocorrer até a folha de novembro, caso a proposta seja aceita pelos bancários.



FONTRE= O IMPARCIAL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário