segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ARAIOSES ESTÁ NA LISTA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

ARAIOSES É CONTEMPLADA COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS DO GOVERNO FEDERAL

 229 médicos estrangeiros desembarcaram no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, 163 médicos que fazem parte do programa "Mais Médicos", do governo federal. Os profissionais vão trabalhar em 69 municípios maranhenses. O deslocamento dos médicos até o Maranhão será acompanhado pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e será realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Desde o mês de setembro, outros 37 profissionais contratados pelo programa Mais Médicos, a maioria de Cuba, já trabalham em 12 municípios e em distritos indígenas no Estado.

Nos dias 30, 31 e 1º, os profissionais participarão de uma programação de acolhimento, com a participação de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e do Conselho Estadual de Saúde. O objetivo é informá-los sobre a situação da saúde no Maranhão, antes de iniciarem a atuação nos municípios. Os médicos estrangeiros foram avaliados por três semanas por Universidades Federais que testaram seus conhecimentos em Língua Portuguesa e nos protocolos de atenção básica do SUS. Do total de participantes, 1.947 foram aprovados para atuarem nos estados brasileiros, 14 terão mais duas semanas de avaliação e outros 220 realizarão a prova neste sábado.
Na sexta-feira (1º) à tarde, no Praia Mar Hotel, prefeitos e secretários municipais de saúde estarão recepcionando os médicos. Depois da solenidade, eles acompanharão os estrangeiros no deslocamento aos municípios, onde eles vão trabalhar em postos de saúde municipais.
Como previsto na medida provisória que instituiu o programa, os médicos participantes do programa só podem atender nas unidades básicas de saúde da rede pública, que resolvem 80% dos problemas de saúde.

FONTE - G1 GLOBO





Nenhum comentário:

Postar um comentário