terça-feira, 22 de maio de 2012

SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE CONCLAMA POPULAÇÃO A BUSCAR POSTOS DE VACINAÇÃO

A Coordenação Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES) conclama idosos, gestantes, indígenas e pais de crianças menores de dois anos de idade a participarem da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, que termina nesta sexta-feira (13). Até agora, os municípios só atingiram 45% da meta estipulada para o Maranhão, que é de imunizar 932,11 mil pessoas no estado.
Este ano, a campanha tem como diferencial a vacinação de gestantes e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos. Segundo o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Alberto Carneiro, esta parcela da população foi incluído pelo Ministério da Saúde por figurar no grupo de risco que pode apresentar complicações quando acometido pelo vírus Influenza. 
No Maranhão, os dados revelam que já foram vacinadas contra gripe, em todos os grupos (idosos, gestantes, crianças, indígenas e trabalhadores da saúde), 421.896 pessoas, e a meta de atingir 80% em cada parcela da população ainda está sendo buscada. Já foram vacinados 48,23% dos idosos, 48,91% das crianças (6 meses a 2 anos), 32,28% das gestantes, 18,90% de indígenas, e 49,48% de trabalhadores da saúde.
Segundo a coordenadora estadual de Imunização e chefe do Departamento de Doenças Imunoprevinives da SES, Helena Almeida, o percentual parcial atingido até agora revela um processo natural ocorrido em outras campanhas anteriores. “Os números são divulgados mediante a informação de dados no sistema nacional de imunização, e por isso ainda existem muitos números a serem informados, principalmente no que diz respeito à população indígena, o que certamente elevará este percentual nas próximas horas”, explicou.
Outra característica é o crescimento acentuado da vacinação em postos de saúde nos dias que antecedem o encerramento da campanha marcado para próxima sexta-feira (13). O crescimento da procura não será problema, segundo a coordenação, devido ao planejamento feito para atender a demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário