quarta-feira, 23 de maio de 2012

MAIS DE 53 MIL PESSOAS JÁ FORAM VACINADAS CONTRA A INFLUENZA NA CAPITAL MARANHANSE

A Campanha Nacional de Imunização contra a Gripe termina nesta sexta-feira, 25 de maio. Até a noite de segunda, 21, foram vacinadas em São Luís 53.975 pessoas, o que corresponde a 41,24% da população alvo definida pelo Ministério da Saúde, composta por adultos acima de 60 anos de idade, gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, trabalhadores da saúde e população indígena. Em todo o Brasil, foram aplicadas 14,29 milhões de doses da vacina (47,42%). A meta, na capital, é vacinar 80% da população alvo.

Na reta final da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Imunização, definiu estratégia para intensificar a cobertura, que inclui postos móveis nos principais shoppings da cidade a partir desta quinta-feira (24) e abertura das unidades de saúde no sábado, 26, para receber os retardatários. Caso a greve de funcionários dos transportes públicos de São Luís termine atésábado, também serão montados postos nos terminais de ônibus.

"Estamos preparando os postos móveis para o sábado porque sabemos que muita gente deixa para a última hora. O importante é que a população compreenda a importância de se proteger e evitar as complicações da gripe", afirma o secretário de Saúde do Município, Santiago Servin. Também no dia 26 será realizada a imunização de acamados e pessoas com dificuldade de locomoção que estão com as visitas agendadas.

A Coordenadora de Imunização da Semus, Rita de Cássia Carneiro, alerta para a importância em comparecer à vacinação, pois o prazo não será prorrogado, segundo o Ministério. A campanha deste ano trabalha o tema Proteger e Cuidar e é realizada em todo o país.

O vírus da influenza é responsável por 76% das infecções respiratórias e atinge, principalmente, idosos e crianças. A vacina é eficaz contra a doença em média de 85%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário